ARTISTA COLOMBIANA NOHEMÍ PÉREZ VENCE TERCEIRA EDIÇÃO DO FPT FOR SUSTAINABLE ART AWARD, PROJETO PATROCINADO PELA FPT INDUSTRIAL EM ASSOCIAÇÃO COM A ARTISSIMA

  • 16-NOV-2022

  • 16 de novembro de 2022

ASSINAR RSS FEED

XML

A FPT Industrial, marca global de powertrain do Iveco Group, anuncia, em associação com a Artissima 2022, a vencedora da terceira edição do FPT for Sustainable Art Award (Prêmio FPT de Arte Sustentável), criado com a missão de promover o compromisso com a sustentabilidade por meio de projetos relacionados à arte contemporânea, premiando artistas cujos trabalhos se destacaram no cenário artístico pelo seu grande foco no meio ambiente, em todos os seus diversos aspectos.

Este ano, o projeto tem como foco a questão da neutralidade de carbono, um tema urgente de interesse atual, muito forte, e que é uma meta compartilhada a nível global, na tentativa de combater a crise climática nos próximos anos.

A artista Nohemí Pérez, com exposição em andamento na Artissima, pela galeria mor charpentier, foi selecionada por sua obra Apuntes para quemas (Notas sobre queimadas, em tradução livre), por um júri internacional composto por Hélèn Guenin, Diretora do MAMAC, o Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Nice, Markus Reymann, Cofundador e Diretor da Thyssen-Bornemisza Art Contemporary (TBA21), uma organização cultural sem fins lucrativos de Viena, que promove o diálogo interdisciplinar e o intercâmbio de informações sobre as questões ambientais mais urgentes, e o artista Gian Maria Tosatti, o destaque do Pavilhão Italiano da Bienal de Veneza de 2022. 

“A artista colombiana Nohemí Pérez explora as tensões da sua região natal, Catatumbo, na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia, representando as espécies à c da extinção e a destruição causada pela mineração e por conflitos sociais”, apontou o júri. “Em suas obras, a inclusão do carvão como uma forma de comunicar materializa as relações da região com as minas. Pérez faz um uso dramático deste material para expressar suas raízes profundas no território que ela procura defender. Na galeria mor charpentier, Nohemí Pérez encontrou um ecossistema artístico natural que apoia, de maneira consistente, boas práticas ambientais”.

O prêmio reflete preocupações centrais da empresa, especializada no design e na produção de motores para o setor industrial, incluindo veículos comerciais, equipamentos agrícolas, geradores de energia, para o mercado marítimo e para a mobilidade elétrica, que prioriza a inovação em suas constantes pesquisas para a proteção dos ecossistemas mais frágeis.

“Estamos muito satisfeitos pela chegada do FPT for Sustainable Art Award à sua terceira edição”, afirma Carlo Moroni, Diretor de Comunicação da FPT Industrial. “Há três anos, lançamos este prêmio para promover o compromisso da nossa empresa com o desenvolvimento de processos e produtos industriais cada vez mais sustentáveis. Agora está claro que nossa parceria consolidada com a Artissima é muito bem-sucedida, premiando obras de arte contemporânea com foco nas questões ambientais que são destaque em nossos produtos”.

A primeira fábrica de ePowertrain livre de carbono do grupo e da marca, inaugurada em Turim, em outubro, é um grande passo em direção a essa meta e é inteiramente dedicada à produção da linha elétrica da marca: eixos elétricos, módulos de transferência de potência e pacotes de baterias para veículos comerciais, micro-ônibus e ônibus. A fábrica é uma parte importante do plano para alcançar a neutralidade de carbono até 2040, o que significa reduzir a zero as emissões de carbono de seus produtos em todas as suas operações industriais.

“Vemos a redução das emissões de carbono como um compromisso importante em termos de responsabilidade corporativa”, declara Egle Panzella, Gerente de Sustentabilidade da FPT Industrial. “Nossa nova fábrica de ePowertrain é um passo fundamental do processo e, por isso, optamos também por destacá-la em nossa parceria com a Artissima: O trabalho de Nohemí Pérez é uma bela interpretação do conceito subjacente ao prêmio deste ano”.

O APOIO DA FPT INDUSTRIAL À ARTE CONTEMPORÂNEA

A FPT Industrial começou a se engajar com arte contemporânea em 2019, tornando-se Patrocinadora Principal do Pavilhão Italiano da Bienal de Veneza e promovendo a instalação Consider yourself as a guest (Cornucopia), (Sinta-se convidado [Cornucópia], em tradução livre), concebida pelo artista americano Christian Holstad para chamar atenção para o grave problema da poluição dos mares e oceanos. Apresentada na Universidade Ca' Foscari, em Veneza, a obra foi exposta na Artissima do mesmo ano, dando as boas-vindas aos visitantes da exposição.

A parceria com a Artissima continuou no ano seguinte com a criação do FPT for Sustainable Arts Award (Prêmio FPT de Arte Sustentável), concedido em 2020 a Renato Leotta por seu trabalho Mare (Mar, em tradução livre), o qual representa uma relação única entre o meio ambiente e o processo artístico. Em 2021, o prêmio foi concedido ao artista holandês Lennart Lahuis por “When is it that we feel change in the air”, em tradução livre “Quando sentiremos uma mudança de ares”, instalação na qual objetos industriais se tornam parte da obra junto com elementos naturais, como a água.

Em 2022, a empresa também foi Patrocinadora Técnica do Pavilhão Italiano na 59ª Exposição Internacional de Arte — a Bienal de Veneza. A exposição Storia della Notte e Destino delle Comete, (História da noite e do destino dos cometas, em tradução livre), do artista Gian Maria Tosatti, com uma instalação ambiental de Eugenio Viola, que investigava a relação entre o homem e a natureza e incentivava a reflexão sobre o estado atual da humanidade e suas perspectivas futuras, fez referência explícita à Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, ao plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, assinado pelos 193 estados-membros da ONU, em 2015.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group (IVG: MI), que se dedica a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 11 plantas de produção industrial e 11 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa extensa oferta e um forte foco nas atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em powertrains industriais e soluções. Para obter mais informações, acesse www.fptindustrial.com.

Instagram @fptindustrial

Facebook @FPTIndustrial 

Linkedln @FPTIndustrial 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA FPT INDUSTRIAL - PROJETOS ARTÍSTICOS

Comunicação e PR da ParideVitale

Viale Vittorio Veneto 28, Milão, Itália

Chiara Valentini – +39 348 9214456 | chiara@paridevitale.com

Carmen Caggese – +39 339 2718171 | carmen@paridevitale.com

CONTATOS DA MÍDIA DA FPT INDUSTRIAL

Sara Emilia Benetti

FPT Industrial Press Office

+39 3386674878

E-mail: press@fptindustrial.com

Emanuela Ciliberti

FPT Industrial Press Office

+39 3666860754