• 03-SET-2019

FPT INDUSTRIAL PALESTRA SOBRE BIODIESEL DE MACAÚBA NO 16º FÓRUM SAE BRASIL

ASSINAR RSS FEED

XML

FPT INDUSTRIAL PALESTRA SOBRE BIODIESEL DE MACAÚBA NO 16º FÓRUM SAE BRASIL DE TECNOLOGIAS DIESEL, EM CURITIBA (PR)

Marca da CNH Industrial apresenta em um dos maiores eventos técnicos do setor projeto do biocombustível para motores de tratores agrícolas

Público terá a chance de pilotar o Simulador Marítimo, lancha virtual que reproduz o recorde de velocidade mundial na água, e conhecer o motor FPT Cursor 10

Betim, 3 de setembro de 2019

Marca da CNH Industrial, uma das empresas mais inovadoras do país, e líder em tecnologias powertrain, a FPT Industrial acelera junto com o desenvolvimento de motores ainda mais eficientes e sustentáveis. A pesquisa e o debate em torno de combustíveis alternativos compõem o DNA da marca, que apresenta de 3 a 4 de setembro, em Curitiba (PR), palestra sobre o projeto de biodiesel de macaúba para motores de tratores agrícolas.

A iniciativa coordenada pelo engenheiro Gustavo Teixeira, do Technical Center de Betim (MG), é uma das atrações do 16º Fórum SAE Brasil de Tecnologias Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada, um dos principais eventos técnicos do setor no Brasil que em 2019 traz o tema O Duelo entre Emissões e Eficiência Energética.

Além da palestra, o público que for ao espaço da FPT Industrial durante o fórum terá a chance de pilotar o Simulador Marítimo, lancha virtual que reproduz o recorde de velocidade mundial na água, e conhecer o motor FPT Cursor 10, utilizado em aplicações on-road, de transporte de cargas, off-road, de máquinas agrícolas, e geração de energia.

Projeto realizado em parceria com a PUC Minas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Bchem Biocombustíveis, utilizando o motor FPT N67 MAR-I/Tier 3 presente nos tratores agrícolas da Case IH e New Holland Agriculture, marcas que também compõem a CNH Industrial, o biodiesel de macaúba obteve desempenho e consumo equiparáveis com o diesel comercial brasileiro, com tendência de reduções nas emissões de monóxido de carbono (CO) e de material particulado (MP). Os testes utilizaram misturas de 10% e 20% de biodiesel de macaúba em diesel fóssil – misturas conhecidas como B10 e B20, respectivamente.

Como matéria prima, foi utilizado o óleo de macaúba extraído pela Cooper Riachão, uma cooperativa de produtores rurais da região de Montes Claros (MG). Na sequência, o biodiesel foi produzido em uma usina experimental por meio da transesterificação – reação química para a obtenção do biodiesel – e caracterizado em laboratório, atendendo aos padrões estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

"O maior desafio foi a correção da acidez do óleo, acentuada pelo armazenamento por quase um ano, para possibilitar então o processo de transesterificação”, explica Gustavo Teixeira, engenheiro da FPT Industrial e palestrante do Fórum SAE Brasil.

SIMULADOR MARÍTIMO
O público do 16º Fórum SAE Brasil também poderá sentir a emoção de pilotar uma lancha de alto desempenho no Simulador Marítimo da marca. O percurso virtual reproduz o recorde de velocidade mundial na água, alcançado em 2017 com o motor FPT Cursor 16. A marca histórica, reconhecida pelo Guinness World Records, foi registrada no Lago Como, na Itália, quando o campeão mundial Fabio Buzzi atingiu 277,5 km/h. Utilizado em aplicações agrícolas, o motor Cursor 16 foi convertido em uma unidade marítima de mais de 1.720 cv de potência.

SERVIÇO
Palestra FPT Industrial 16º Fórum SAE Brasil

Quando: 4 de setembro, às 9h50
Onde: Teatro Positivo - Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba (PR)