G-DRIVES FPT ASSEGURAM ENERGIA EM LOCALIDADES REMOTAS DA AMAZÔNIA

  • 20-ABR-2021

  • 20 de abril de 2021

ASSINAR RSS FEED

XML

Motores para geradores da marca da CNH Industrial alimentam 14 usinas de municípios ribeirinhos do Estado do Amazonas, levando energia e produtividade à região

Robustez e baixo consumo dos equipamentos é atestada pela produtora independente de energia Oliveira Energia, que conta com o suporte personalizado do Distribuidor FPT Bamaq

20 de abril de 2021

O fornecimento de energia em áreas remotas exige disponibilidade imediata, alimentação confiável e economia considerável de custos. Se a missão for a Amazônia Brasileira, maior floresta tropical do mundo, conhecida pela biodiversidade, densidade e milhares de rios, o desafio é certo. Para a FPT Industrial, a solução também.

Experiente no segmento de energia há mais de três décadas, a marca da CNH Industrial produz os motores para geradores que alimentam 14 usinas de cidades ribeirinhas do Estado do Amazonas, assegurando força e produtividade. Os geradores com motores FPT Industrial operam 24h por dia pela Oliveira Energia, produtora independente de energia na região amazônica.

A operação, que conta com o suporte de atendimento personalizado do Distribuidor Bamaq, demanda monitoramento constante e alto nível de eficiência dos motores FPT N45 e FPT N67, integrantes da consagrada Família NEF da FPT Industrial. Eventuais manutenções nos locais demandam dias de planejamento, uma vez que não há estradas. Muitas das vezes as redes de energia atravessam matas fechadas e rios caudalosos. 

“Precisamos de máquinas robustas e capazes de suportar as variações de energia. São condições adversas”, explica o gerente de Projetos e Serviços de Manutenção da Oliveira Energia, Heitor Cândido. Neste cenário, a redução do consumo de combustível é primordial. Para garantir a máxima disponibilidade, os motores G-Drives trabalham na faixa ideal de desempenho. “Controlamos, no nosso centro de monitoramento em Manaus, diversos parâmetros de funcionamento para cada tipo de motor. Os resultados nos surpreenderam positivamente”, aponta.

Um dos motores FPT N67 utilizados pela empresa geradora de energia comprova a durabilidade. O motor G-Drive instalado na usina de Sacambu superou as 7 mil horas de trabalho sem necessidade de qualquer intervenção, seguindo as revisões recomendadas para troca de óleo e filtros. “São motores que não demandam nada além da manutenção preventiva. Por isso, temos um gerador trabalhando tantas horas, sem nenhuma surpresa”, atesta Cândido. O especialista em Manutenção da Oliveira Energia não pensa duas vezes ao recomendar um motor G-Drive da marca. “Se tivesse apenas motores da FPT na frota, mais da metade dos meus problemas estariam sanados”, afirma.

Somente no Amazonas são mais de 50 G-Drives FPT Industrial em operação nas usinas de Araras, Augusto Montenegro, Belo Monte, Caviana, Cucuí, Itapuru, Mocambo, Moura, Parauá, Pedras, Sacambu, Santana do Uatamã, Vila de Carvoeiro e Vila Urucurituba.

SUCESSO EM TODO O MUNDO
Compactos, potentes e econômicos, os motores G-Drives da Família NEF representam o equilíbrio perfeito entre desempenho e confiabilidade, com design racional, em que cada componente foi dimensionado para a máxima versatilidade. 

A modularidade dos produtos da marca foi uma das razões que levaram a Custompower, fabricante de conjuntos geradores, a iniciar um relacionamento com a FPT ainda em 2014, inicialmente no segmento de locação. A parceria foi ampliada com a elaboração do projeto de produção de energia no Amazonas. “Mesmo sendo um motor compacto, o NEF é muito robusto em relação ao tamanho. Outro ponto importante é a facilidade de manutenção”, afirma o diretor da empresa, Evaristo Andrade. “Com o sucesso que já tínhamos com a FPT, confiamos que a marca também era a escolha certa para este projeto”, elogia.

Andrade reconhece a importância do pós-vendas fornecido pela Bamaq. “É um grande desafio logístico estar presente na região. O suporte técnico entrega qualidade excepcional, com flexibilidade para os diversos níveis de operadores do sistema. A FPT tem um grande potencial de sinergia conosco”.

Gerente geral Unidades de Negócio da Bamaq, Sandro Guerra ressalta ser fundamental prover atendimento personalizado. Desta forma, a FPT Industrial e o Distribuidor Master garantem confiabilidade e proximidade para que a Oliveira Energia atenda com máxima eficiência as comunidades ribeirinhas. “Para a Bamaq é uma satisfação muito grande recebermos feedbacks positivos. Para ter a confiança do cliente é preciso estar verdadeiramente interessado na melhor entrega possível”, afirma Guerra.

PARA DIFERENTES TIPOS DE MISSÃO
Como parte do line-up da FPT Industrial, a Família NEF é uma das mais comercializadas pela marca para os segmentos on-road, de transporte de cargas e passageiros, off-road, de máquinas agrícolas e de construção, marítimo e de geração de energia. Em todo o mundo, mais de 1.800 aplicações utilizam um destes motores. A Família NEF está disponível em configurações de quatro e seis cilindros com injeção eletrônica Common Rail ou mecânica, aspiração natural ou turbocompressor Wastegate (WG) e Geometria Fixa (FGT), com ou sem Intecooler, duas ou quatro válvulas por cilindro. 

“Cada vez mais os operadores demandam máxima eficiência. A Família NEF está apta a trabalhar em diferentes condições e climas. Nossos motores entregam a melhor combinação entre resposta de aceleração, torque e potência, com menores necessidades de intervenção e baixo consumo de combustível”, afirma o especialista de Marketing de Produto da FPT Industrial, Edinilson Almeida.

A FPT Industrial é uma empresa do Grupo CNH Industrial voltada ao design, produção e comercialização de sistemas de propulsão para veículos on road e off road, máquinas agrícolas e de construção e também aplicações marítimas e de geração de energia. Com uma gama de produtos diversificada, a FPT Industrial trabalha com potência máxima de 31 kW (42 hp) até 740 kW (1006 hp), cilindradas de 2,2L a 20L, transmissões com torque máximo de 200 Nm a 500 Nm, eixos dianteiro e traseiros de 2 toneladas a 32 toneladas e geradores de energia com potência máxima de 30 kVA a 700 kVA. Líder mundial na produção de powertrain e de venda de motores GNV, a companhia conta com aproximadamente 8.400 colaboradores em todo o mundo distribuídos em 10 plantas, sendo duas delas na América Latina – em Sete Lagoas (MG/Brasil) e em Córdoba (Argentina) – e sete centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), entre os quais um em Contagem (MG/Brasil). Tudo isso faz da FPT Industrial, uma empresa completa e que impulsiona o futuro por meio da sua tecnologia. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com e www.blogdafpt.com.br ou acompanhe as novidades da marca no Facebook e no Linkedin.

CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI /MI: CNHI) uma das líderes globais no setor de bens de capital com experiência industrial reconhecida, tem uma ampla gama de produtos e presença mundial. Cada uma das marcas individuais que pertencem à empresa é uma força internacional de destaque em seu setor específico: Case IH, New Holland Agriculture e Steyr para tratores e máquinas agrícolas; CASE Construction Equipment e New Holland Construction para equipamentos de movimentação de terra; IVECO para veículos comerciais; IVECO BUS e Heuliez Bus para ônibus urbanos e rodoviários; Iveco Astra para veículos de pedreira e construção; Magirus para veículos de combate a incêndio; Iveco Defence Vehicles para defesa e proteção civil; e FPT Industrial para motores e transmissões; CNH Industrial Capital para serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis no website da empresa: www.cnhindustrial.com.