• 11-NOV-2019

  • Betim

GERADOR FPT INDUSTRIAL MOVIDO A BIOMETANO LEVA INDEPENDÊNCIA ENERGÉTICA À GESTÃO DE RESÍDUOS

ASSINAR RSS FEED

XML

Exposto na Waste Expo, de 12 a 14 de novembro, no São Paulo Expo, gerador GENEF160B BIO pode ser abastecido com Biometano produzido a partir do Biogás de resíduos, para a produção de eletricidade e combustível renovável em operações sanitárias

Conceito utiliza exclusiva tecnologia de combustão Estequiométrica Multiponto, com maior eficiência, menores consumo de combustível, emissões e ruído, comparado aos geradores tradicionais movidos a diesel

Betim, 11 de novembro de 2019

Líder no desenvolvimento de novas soluções em Powertrain, a FPT Industrial, marca de motores, eixos, transmissões e geradores de energia da CNH Industrial, apresenta na Waste Expo Brasil 2019, um dos maiores eventos sobre gestão de resíduos sólidos do país, o gerador de energia GENEF160B BIO movido a Biometano, Gás Natural Comprimido (CNG) e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). O conceito multicombustível simboliza a transformação energética em operações como aterros sanitários, possibilitando independência na geração de energia e combustível renovável.

A FPT Industrial participa do evento ao lado da New Holland Construction, reforçando a sinergia entre as marcas da CNH Industrial.

Equipado com o motor FPT N60, o gerador GENEF160B BIO se difere dos geradores movidos a diesel pelo sistema de injeção, que utiliza a tecnologia Estequiométrica Multiponto, otimizando a combustão e permitindo um menor consumo de combustível associado a uma performance estável e otimizada para a geração de energia. Entre as principais vantagens está a possibilidade de operação com o Biometano, fonte renovável de combustível que entrega menor custo de operação. Além disso, é um equipamento mais silencioso e com menores emissões de CO2 e poluentes, comparado aos geradores tradicionais movidos a diesel.

O Biometano é produzido a partir do Biogás de resíduos (Biodigestão) para a produção de eletricidade em operações sanitárias, podendo se tornar uma fonte elétrica extra de baixo custo para abastecer aterros, indústrias e fazendas que trabalham com gestão de resíduos.

“A geração de energia a Gás Natural tornou-se uma opção extremamente vantajosa para produtores que investem alto em tecnologias sustentáveis para aumentar a produtividade e reduzir os custos de operação”, afirma o especialista de Marketing Produto da FPT Industrial, André Faria.

Com mais de 150 anos de experiência em Powertrain, a FPT Industrial tem longo histórico de desenvolvimento de motores a Gás Natural, totalizando mais de 50 mil unidades comercializadas, em uma gama com cilindrada que varia de 3.0 litros a 12.9 litros e potências de 100 kW (130 cv) a 338 kW (460 cv), nas mais variadas aplicações. No segmento de geração de energia, são mais de 400 mil unidades à diesel comercializadas em todo o mundo desde 1989.

FICHA TÉCNICA

Gerador FPT GENEF160B BIO

Motor: FPT N60

Cilindrada: 5.9 litros

Potência Máxima [KW]: 130 @ 1.800 rpm

Prime Power [KVA]: 160 @ 1.800 rpm

Número de cilindros: 6

Sistema de injeção: Multiponto Estequiométrica

Aspiração: Turbinado Aftercooler

Combustível: Biometano, CNG e GLP

Alternador: G2R 250 MB/4

TENDÊNCIAS PARA O FUTURO DO POWERTRAIN

Durante a Waste Expo Brasil 2019, a FPT Industrial apresenta a palestra Tecnologias FPT Industrial a Gás Natural & Biometano, reforçando as tendências de Regulação & Descarbonização, Conectividade e Custo Total de Propriedade e Produção para o futuro do Powertrain.

Como exemplo de economia circular com o uso de combustíveis alternativos, André Faria apresentará o conceito de Fazendas Sustentáveis, com potencial de produção de Biometano a partir da Biomassa agrícola oriunda do estrume de animais. O Biogás purificado a partir de um sistema de “upgrade” gera o Biometano, combustível produzido no agronegócio que pode ser injetado em redes de Gás Natural ou aproveitado para abastecer veículos Off-Road, como tratores agrícolas e de construção, o próprio gerador, ou veículos On-Road, caso de caminhões leves e pesados.

“O Powertrain a Gás promove a sustentabilidade ambiental, com combustível de fonte renovável e baixas emissões, além de menores custos operacionais. É uma tecnologia 100% madura pronta para ser implementada”, reforça Faria.

SERVIÇO

Waste Expo Brasil 2019

Quando: 12 a 14 de novembro, de 13h às 20h

Onde: Expo Center Norte Pavilhão Amarelo - Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)

Mais informações:

http://www.wasteexpo.com.br/